terça-feira, 2 de agosto de 2011

Comportamento no Tatame!

Por muitas vezes falei que o Blog fosse um espaço democrático, não quero expor somente minhas idéias, quero expor idéias de muitas pessoas.
Futricando na internet achei o site Sardinha Jiu-Jitsu, um site muito legal com vídeos sobre a Arte Suave, vale a pena conferir.
No site foi onde achei o assunto de hoje: COMPORTAMENTO NO TATAME!
O respeito é muito importante, infelizmente tem gente que não respeita os alunos, professor, academia e tatame...
Falar pelas costas de alunos ou professor, treinar com maldade, querer mostrar que é melhor sem se importar com o colega... tudo isso é falta de respeito!

Leia abaixo algumas regras básicas:

1 - Este tatame segue as regras tradicionais de boa conduta. Cabe a cada estudante honra-las e segui-las com sinceridade.

2 - Respeite seu Mestre, respeite o professor, respeite o tatame, respeite seu kimono, respeite as outras artes marciais e respeite os colegas de treino.


3 - Respeitar, Respeitar e Respeitar, é um pensamento constante dentro do tatame


4 - Cada atleta deve cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.


5 - É prerrogativa do professor decidir se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra.


6 - Mesmo estando fora do tatame, mantenha o respeito durante os treinos e nao tire atenção de quem esta dentro do tatame.


7 - O tatame não deve ser utilizado para outro fim a que se destina, salvo expressa ordem do professor.


8 - Evite frequentar as aulas se estiver com alguma doença transmissível por ar ou contato.


9 - Se estiver com alguma lesão ou incapacidade física comunique ao professor, antes de iniciar o treino.


10 - Cuide da sua higiene: o kimono deve estar sempre limpo e lavado e as unhas das mãos e dos pés bem aparadas, para evitar ferir um companheiro. 


11 - Remova toda e qualquer jóia, aliança, relógio, corrente ou qualquer acessório que prejudique seu treino e dos seus parceiros. Cabelos compridos devem ser presos com elástico e não com presilha.


12 - É proibido fumar ou fazer uso de bebida alcoólica em todas as dependências da academia inclusive vestiário e banheiro, assim como chegar embriagado para o treino.


13 -A academia é de responsabilidade de todos que usam seu espaço. Mantenha a mensalidade em dia, pois ela que mantêm as despesas do local e da à você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas.


14 - Sinta-se em casa para dar informações a visitantes, arrumar o que estiver desarrumado, limpar o que estiver sujo.


15 - Se precisar ausentar-se por algum tempo dos treinos por viagens ou doença avise o professor.


16 - Ao entrar ou sair do tatame  faça sempre reverência.


17 - Não pise calçado no tatame.


18 - Não ande descalço fora do tatame.


19 - Não ande pelo tatame sem estar completamente vestido.


20 - Evite atraso, se por motivo de força maior chegar com a aula já iniciada, entre no tatame discretamente, pedindo licença ao professor, faça uma reverência ao professor dizendo Oss , cumprimente todos os faixas pretas que houver no tatame e se adapte ao ritmo dos exercícios, evitando que seu atraso prejudique o treino.


21 - Caso entre um faixa preta no tatame com a aula já iniciada, pare imediatamente o que estiver fazendo e vá cumprimenta-lo, em seguida retorne ao ritmo dos exercícios, ou aguarde orientação.


22 - Não abandone o tatame durante a aula. Se você precisar sair temporariamente do tatame peça autorização; deve-se pedir autorização até mesmo para usar o banheiro ou tomar agua. 


23 - Ao entrar no tatame esvazie a mente dos problemas diários e foque no treinamento.


25- Evite conflitos de ego no tatame. O tatame não é um ringue de competição de vaidade. Você deve treinar para dominar seus próprios instintos agressivos.


26 -Treine exactamente como orientado pelo professor.


27 Jamais se deve contra argumentar com o professor, não há lugar para discussões em um tatame.


28 - Respeite o Mestre e seus ensinamentos da forma como forem transmitidos pelo professor. Nunca argumente com o professor, mesmo que outro instrutor tenha dito algo diferente. Existem várias formas de se executar as técnicas e você deve seguir cada instrutor, em cada aula, no melhor de sua capacidade.


29 - Quando o professor demonstrar uma técnica, preste atenção e faça perguntas na hora apropriada.


30 - Não deixe de fazer nenhuma técnica (a não ser que esteja machucado).


31 - Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverencia e agradeça seu parceiro.


32 - Não recuse a treinar com nenhum parceiro.


33 - Respeite os mais graduados. Evite discutir sobre a técnica.


34 - Respeite os menos graduados. Não inviabilize sua prática.


35 - Os mais graduados devem, por sua vez, treinar as técnicas sempre com os menos graduados, conduzindo o movimento, em caso de duvida. Mas nunca devem corrigi-lo ou instrui-lo, a menos que tenha autorização, isso cabe ao professor.


36 - Nunca pense que estará atrapalhando alguém por não saber executar algum movimento. todos estão aprendendo, uns ajudando aos outros.


37 - Esteja consciente do que ocorre ao seu redor. Dose a intensidade dos movimentos principalmente com os menos graduados. tenha responsabilidade sobre vc mesmo e seu companheiro de treino.


38 - Treine com afinco e energia, mas sempre respeitando a integridade física do colega. Durante as aulas ha sempre pessoas de diferentes sexos, idades, capacidade física, habilidades e possibilidades diferentes. Tenha consciência de suas limitações. Cada indivíduo tem suas razões para estar no tatame. Respeite a todos.


39 - As metas de treinamento de cada parceiro devem ser levadas em consideração.


40 - Ao termino do treino, aguarde a saudação em formação e então agradeça cada parceiro com quem treinou e faça uma reverência formal.


41 - Procure participar dos eventos da academia e da sua equipe: seminários, demonstrações, palestras, limpezas gerais, comemorações, etc. A sua evolução no JiuJitsu está inteiramente vinculada a presença nesses eventos.


42 - O Jiu Jitsu é um meio para o desenvolvimento pessoal, para o treinamento do corpo, mente e espírito. Respeito, sinceridade, humildade, cooperação, harmonia e boa vontade são condutas essenciais aos praticantes da arte suave.


Leia, aprenda, tente aprender ou entender e faça por merecer a faixa que você usa e a bandeira que você representa!

OSS


Fonte: http://www.sardinhajiujitsu.com.br


Respeito ao Jiu-Jitsu em pessoa.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...