segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aquecimento UFC Rio: O Maior dos Maiores. Royce Gracie!

Royce Gracie (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1966) Lutador e Mestre de Jiu-Jitsu. É filho do Grande Mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-Jitsu e MMA mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie, Rorion Gracie e outros.
Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 6º grau, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Pride e K-1 MMA (eventos japoneses).
A sua história começou a ser conhecida no UFC 1. Eram oito participantes de diversas modalidades de luta, por isso Royce fez três lutas na mesma noite. Visando a abrir esse leque, no UFC 2 - No Way Out eram dezesseis os participantes e Royce mais uma vez foi campeão, só que dessa vez com quatro vitórias por finalizações. No UFC 3, logo na primeira fase, Royce enfrentou um folclórico oponente chamado Kimo Leopoldo. Bem mais pesado e com um pouco de conhecimento de solo, Kimo dificultou a luta para Royce, foi uma verdadeira guerra com direito a golpe nos genitais e puxão de cabelo. Após sofrer um castigo imposto por Kimo e seus socos, Royce conseguiu a finalização com um arm-lock invertido. O corpo de Royce não resistiu a essa luta e, muito castigado e cansado, ele não pôde continuar no torneio; chegou a entrar no octágono, mas não lutou.
Apesar do espetáculo da luta de Royce e Kimo no UFC 3, espectadores e fãs do Jiu-Jitsu, aguardavam uma vitória plena e não uma desistência. Transparecendo mais como questão de honra, Royce volta no UFC 4. O então público que havia presenciado as três primeiras edições do UFC, agora estava de certa forma, com dúvidas sobre a possibilidade de Royce vencer o campeonato, que a cada edição, tornava-se naturalmente mais acirrado. Enfrentando adversários mais pesados e mais técnicos, Royce venceu a todos, o último, Dan Severn, que havia mostrado ser o provável campeão. Este lutador de wrestling profissional foi finalizado com um triângulo, numa situação que lhe parecia favorável até o último instante. Royce Gracie surpreendeu comentaristas, locutores, milhares de espectadores e principalmente, Dan Severn.
Royce ainda enfrentou Ken Shamrock no UFC 5, em uma luta que durou meia hora. O resultado foi o empate, algo suado, porém frustrante para Royce e os Gracie. Já o oponente Shamrock, que havia sido derrotado por Royce no UFC anterior, comemorou muito o resultado e escreveu também seu nome na história. Após esse evento, Rorion e Royce abandonaram o UFC com alegação de não concordarem com as novas regras, que previam limite de tempo de quinze minutos e trinta nas finais, com decisão dos juízes. Essa regras fugiam aos ideais Gracie, que, com a sensação de missão cumprida, abandonaram o UFC.
Depois de três títulos e reinar absoluto entre 1993 e 1995, ele saiu do UFC invicto e deu uma pausa no MMA até voltar no GP absoluto do Pride em 2000. Mesmo parado há muito tempo, com o esporte até tendo mudado de nome, agora chamado MMA (Mixed Martials Arts) e não mais vale-tudo, ele conseguiu uma vitória sobre o lutador japonês Nobuhiko Takada (lutador de solo vindo do pro-wrestling japonês), na primeira fase e avançou às quartas-de-finais, que seriam disputadas em outro evento.
O melhor lutador do Pride na época era Kazushi Sakuraba (adepto do submission Wrestling), aluno de Takada, e o Pride o colocou contra Royce nas quartas. Nessa noite, o campeão deveria fazer três lutas como nos moldes antigos do UFC. Nesse evento, as lutas eram de um round de quinze minutos, mas essa luta entre Sakuraba e Royce seria sem limite de tempo e só terminaria por nocaute, finalização ou desistência de um dos oponentes. Resultado: uma luta eletrizante, na qual um novo Royce, mais agressivo, mas ainda com antiga raça e coragem dominou os três primeiros rounds (de dez minutos cada) contra Sakuraba, que usou e abusou da estratégia de cansar e desgastar psicologicamente o mais velho e cinco anos inativo Royce. Sakuraba saiu vitorioso e ainda voltou para mais quinze minutos de combate contra o mais pesado Igor Vovchanchyn, nas semifinais, para também desistir e perder. Essa luta entre Royce e Sakuraba é a luta mais longa do Vale-Tudo moderno. Royce, em 2007, conseguiu derrotar Sakuraba, numa revanche.
Royce Gracie foi o membro da família que mais evidenciou a eficácia do Jiu-Jitsu nos ringues do MMA e  continua sendo um ícone. Representou o Jiu-Jitsu de sua família com honra e coragem, fazendo desta arte marcial um dos requisitos básicos na formação de um atleta de MMA.
Ah... e para não ser um post morno, deixamos uma mensagem para um lutador aí do UFC:
Matt Hughes, não esquecemos de você. O que é seu tá guardado!!!

O Cartel de Royce no UFC original é:

07/04/1995 - Empate 11–0–1- Ken Shamrock UFC 5: The Return of the Beast Empate- Round 1, 36:00 -  Superluta pelo título do UFC. Empate devido as regras da competição que somente dariam vitória por finalização ou Nocaute.
16/12/1994 - Vitória - 11–0 - Dan Severn UFC 4: Revenge of the Warriors Submission (Triângulo) Round 1, 15:49 - Venceu o torneio do UFC 4 
16/12/1994 - Vitória - 10–0 - Keith Hackney UFC 4: Revenge of the Warriors Submission (Chave-de-braço) Round 1, 5:32 1
6/12/1994 - Vitória - 9–0 - Ron van Clief UFC 4: Revenge of the Warriors Submission (Mata Leão) Round 1, 3:59
09/09/1994 - Vitória - 8–0 - Kimo Leopoldo UFC 3: The American Dream Submission (Chave de Braço) Round 1, 4:40
11/03/1994 - Vitória - 7–0 - Patrick Smith UFC 2: No Way Out Submission (Golpes) Round 1, 1:17 Venceu o torneio do UFC 2
11/03/1994 - Vitória - 6–0 - Remco Pardoel UFC 2: No Way Out Submission (Estrangulamento com Lapela) Round 1, 1:31 1
1/03/1994 - Vitória - 5–0 - Jason Delucia UFC 2: No Way Out Submission (Chave de Braço) Round 1, 1:07
11/03/1994 - Vitória - 4–0 - Minoki Ichihara UFC 2: No Way Out Submission (Estrangulamento com Lapela) Round 1, 5:08
12/11/1993 - Vitória - 3–0 - Gerard Gordeau UFC 1: The Beginning Submission (Mata Leão) Round 1, 1:44 Venceu o torneio do UFC 1
12/11/1993 - Vitória - 2–0 - Ken Shamrock UFC 1: The Beginning Submission (Mata Leão) Round 1, 0:57
12/11/1993 - Vitória - 1–0 - Art Jimmerson UFC 1: The Beginning Submission (Montada) Round 1, 2:11

Assista abaixo alguns vídeos que mostram Royce em ação:





Todo respeito ao Maior dos Maiores!!!
OSS


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Royce_Gracie

Um comentário:

  1. Marcelo, esse final de semana ouve campeonato de jiu jitsu aqui em pelotas, alunos das equipes Julio Secco, Mario Reis, Aliance, Gracie Barra e Pró Fight competiram por suas categorias, A equipe do Grande Mestre Julio Secco foi a grande campeã, com 13 ou mais atletas campeões em suas categorias e nos absolutos que participaram!

    entre em contato comigo pelo msn lhe envio fotos do evento!

    renato_noia@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...