domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais: Aos Mestres Eternos com Carinho

Então, dia dos Pais... O nosso blog resolveu fazer essa justa homenagem aos Pais, Jiujiteiros ou não.
Desde já peço permissão para escrever a palavra Pai com a primeira letra maiúscula.
Mas como Blog é de Jiu-Jitsu, daremos um destaque especial aos Pais do Jiu-Jitsu.
E eu, o criador do Blog farei uma pequena homenagem ao meu Pai... Grande Guaraci!
Esse Guaraci é a razão por eu estar aqui, é o meu melhor amigo, o cara que nunca me deixou... por muitas vezes privou-se de coisas importantes para ele, para atender caprichos meus. Nunca me deixou, nunca virou as costas para mim... Nunca me senti trocado por bebida, por cigarro ou por outras drogas. E por quê? Porque meu Pai é especial...  Amo ele com todas as minhas forças. E sabe por que estou falando nele? Não só pelo dia dos Pais... Mas sim por que certa noite do distante ano de 1998 ele me chamou na madrugada para assistir uma luta de Vale Tudo. Lembro-me até hoje da frase: VEM AQUI ASSISTIR ESSA LUTA, O RICKSON GRACIE TÁ LUTANDO, O CARA PARECE UMA JIBÓIA, SE GRUDA NO CORPO DO OUTRO CARA E NÃO SOLTA!
Pois... está aí o principal motivo do Total Jiu-Jitsu existir!
Infelizmente meu amado Pai não me acompanha em treinos ou nas competições que participo, entendo ele, mas quando preciso de kimono, joelheira, remédio para a dor, grana pra fisio ou para pagar academia, eu sei que sempre vou poder contar com ele.
Voltando aos Pais do Jiujitsu... o primeiro a destacar é o Mestre Carlos Gracie... tinha um ótimo conceito familiar, a junção da família. Confesso que sonho com isso. Aaaah, ainda em tempo, no eio do texto vou colocar algumas fotos sobre o assunto de hoje.
Clã Gracie
Mas devo reconhecer que sou maior conhecedor da história do Grande Mestre Hélio Gracie... Pai do Jiu-Jitsu Brasileiro... Pai de seus filhos biológicos e Pai de filhos que nem mesmo eram dele. Exemplo de Pai.
Meu Deus... como não citar o documentário sobre a vida do Grande Mestre?
A vontade que ele tinha de ser pai! A grande articulação que ele fez ara que isso acontecesse...
É...
Quem não assistiu pode ficar meio perdido, vale a pena procurar por sites que hospedam vídeos.
Royce Gracie, Pai de uma “turma”, grande guerreiro, Samurai... suas palavras e jeito de falar passam segurança a todo mundo que o escutar.  Lembram-se das lutas dele no UFC? Sempre sereno, tranquilo... e letal!
Pois é...  foi emocionante ver Royce falando sobre o pai dele.  Certo momento com olhos marejados, vermelhos, nó na garganta e com voz modificada pelo choro.... Royce pediu licença tamanha era a emoção de lembrar de seu Pai.
Há quem diga que homem não chora... e aí? Royce não é homem?
Homem chora sim!
O que falar de Rickson Gracie?
O Mestre Rickson em um documentário japonês, gravado durante a realização do primeiro Pride, estava sempre rodeado por seus filhos, Kron e Rockson. Sempre atencioso e carinhoso com seus filhos.  Mesmo os dois garotos sendo muito jovens não estavam ali tão somente como filhos do lutador, mas faziam parte da equipe.  Infelizmente a maior e única derrota do Mestre foi ter perdido o filho Rockson.
Esta aí uma experiência pela qual eu não quero passar, as vezes penso o que será de mim quando perder meu Pai... ou que faria se perdesse um filho!
Mas Rickson é grande, Rickson é um Samurai... superou a perda.
Mestre Rickson e seu 1º neto.
É emocionante ver os vídeos de melhores momentos de Kron Gracie e ver seu Pai ao lado da área de luta gritando, nervoso, confiante, emocionado...
E no caso de Kyra Gracie? Opa... Kyra não tem filho e nunca será Pai. Sim eu sei disso... mas vocês já viram a forma de como Renzo Gracie trata ela? Não? Procure...
Ele trata a sua sobrinha como se fosse sua filha biológica. É bonito de ver um homem, um lutador casca grossa se derreter em emoções assim.
Renzo tem uma forma diferenciada, uma forma totalmente Paternal de falar sobre quem ele gosta... vejam a forma de como ele fala de Ryan, seu falecido irmão, tão polemico e cheio de rótulos negativos. Renzo tem uma visão totalmente paternal, dizendo que Ryan foi o MAIOR CARA que ele já conheceu.
Tenho certeza que você sabe quem é o criador do UFC. Sabe não é?
Rorion Gracie, o mais velho dos filhos do Grande Mestre!
No mesmo documentário em que Royce chorou, Rorion usa por inúmeras vezes a palavra Papai. O criador do UFC, faixa vermelha, Pai de grandes faixas pretas... usar Papai ao referir-se ao seu Pai. É pessoal... o amor entre Pai e filho passa por cima de qualquer vergonha ou coisa do tipo.
E como explicar que um monte de marmanjos incluindo Zé Mário Sperry, Murilo Bustamante e Carlão Barreto, tratavam Carlson Gracie como um Pai. Sem contar Wallid Ismail que até hoje cita Carlson, quando aconteceu o racha na equipe Wallid continuou firme e forte com seu mestre. Sempre escuto ótimos relatos sobre Carlson Gracie, entre eles seu gosto por música francesa. Não canso de assistir o programa Sensei Sportv, no Especial Carlson Gracie, em que vários pupilos contam várias curiosidades.
E agora, você como Pai lutador, tendo uma filha jovem, linda, com toda a vida pela frente... como iria reagir vendo sua filha competindo, vencendo campeonatos e namorando outro lutador? Pois é... eu não sei! Pergunte para Wellinton Megaton, Pai de Mackenzie Dern que namora o casca grossa Augusto Tanquinho!
Realmente... ser Pai deve ser muito bom, eu particularmente estou contando os dias para poder experimentar essa situação. Darei minha vida para cuidar do meu filho, farei de tudo para afasta-lo das más escolhas.
Poderia citar milhares de Pais, citei esses porque são alguns dos casos que mais me interessaram.
A cumplicidade entre Pai e filho é uma das coisas mais lindas que podem existir. Saindo um pouco do mundo do Jiu-Jitsu, basta observar a relação entre Supla e seu Pai Eduardo Suplicy. Dois homens feitos que trocam abraços, beijos e lindas palavras.
Parabéns aos Pais que conseguem expressar suas emoções.
Parabéns aos Pais que fazem de tudo para cuidar dos seus filhos.
Parabéns aos Pais que são Pais e mães... Parabéns a todos os Pais!
E um parabéns ao meu Pai, um cara que amo tanto, que mesmo nunca vestindo um kimono e nunca ter me assistido lutar, considero como meu eterno Mestre!
Um grande beijo meu pai, um abraço do teu filho que te considera o melhor amigo, o melhor pai e eterno Mestre!

Meu pai e Eu (Criador do Blog)


E para encerrar... escrevi esse texto Aos Mestres/Pais com Carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...