quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coluna: Marcelo Dourado


       Apos três longos anos viajando pelo mundo, mudando de endereço, de trabalho, de vida, volto a fazer o que sempre foi motivo de dedicação e superação em minha vida: COMPETIR. Mas não é apenas mais um campeonato, não. Nunca o é. Uma competição de luta é o que há de mais perto de nossa batalha ancestral pela sobrevivência; nos coloca em uma posição primitiva, quase reptiliana, de sobrevivência, domínio e determinação. É o mais perto que chegamos, em segurança e dentro de regras, do limite de nosso "primal screem". Mas cada luta é uma luta, e nada deve ser negligenciado. Nenhum adversário subestimado.
      Lembro-me de meu primeiro campeonato de Judô. Mal dormi na noite anterior ,imaginando como seria cada momento no ambiente da competição. Aos 10 anos, já havia competido em torneios de atletismo, mas nada se comparava a esse novo momento. O frio na barriga ,a ansiedade, pernas tremiam... Recordo de entrar caminhando, já com o kimono e a faixa branca, num ginásio de colégio, lotado de crianças e pais que faziam, num ritmo ensurdecedor, berros de incentivo e brados de luta. Meu corpo parecia flutuar, sentia-me pesado e leve ao mesmo tempo.A cada chamada de um Marcelo para lutar, meu corpo era encharcado por uma descarga de adrenalina. E ao me dar conta, já estava na beira do tatame, cumprimentando meu adversário, e os segundos se transformavam em minutos... O tempo parou, lá estava eu medindo forças e buscando o ippon. Dor, cansaço, medo, ansiedade?... Tudo ficara fora do shia-jo, meu corpo agora seguia a vibração do combate. Os gritos e barulhos externos transformaram-se em tambores de guerra... Nunca mais larguei esse vicio do embate.
      Aprendi de uma maneira direta e prática, o aprendizado do conceito de humildade. Foram até hoje mais de 350 lutas, contando Judô, Luta Olímpica, Kempo, Jiu-Jitsu e MMA. Na busca natural por adversários cada vez mais qualificados e competitivos, busquei em toda vida competições onde encontrasse os melhores lutadores e a partir do confronto,minha busca pela evolução pessoal. Aprendi que no esporte, se perde, se ganha. Ganhamos aplausos, vaias, medalhas, cicatrizes, lesões, glorias... Mas a única e verdadeira vitória é a que alcançamos sobre nossa própria limitação. Ganhar é bom, perder é ruim, mas tudo faz parte do ciclo da vida. Ninguém está acima da derrota ou da vitória, e somos derrotados, inevitavelmente, pelo tempo. E,antes que esse dia chegue,espero cumprir minha missão. Enquanto lutador: tornar-me o melhor possível e transmitir os ensinamentos a outras pessoas.
      Para tanto, vejo a competição como um meio de evoluir e testar nossos limites, disciplina e dedicação a uma causa. A simples disposição de treinar todos os dias, mesmo naqueles em que não queremos enfrentar a dor ou a estafa, já valem a caminhada. No dia que for lutar, vou lembrar das festas que deixei de fazer, das horas que poderia ter passado em família ou simplesmente me divertindo. Sei que, independente de ganhar ou perder, vou dar o máximo de mim, que este lutador de kimono não é definitivamente aquele menino de 30 anos atrás. As derrotas me deixaram ainda mais duro, mais determinado. Minhas vitórias me deram a esperança de que posso ir além. Os amigos que colocaram a cara e que também bateram, foram essenciais e todos crescemos juntos. A caminhada já valeu e estar novamente prestes a pisar num dojo me enche de alegria.
     
     "Morrer como homem é o premio da guerra." Racionais MC’s
     Boa sorte guerreiros... Até o campo de batalha!


Marcelo Dourado


 
Escrito por Marcelo Dourado no dia 20 de Julho de 2011.
Contatos com Dourado no Twitter @MAKTUBDOURADO e Facebook.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Dourado. Continue assim, nos matando de orgulho!

    Abraços de sua fã,

    Lora Zambon

    ResponderExcluir
  2. O que se pode dizer depois de ler palavras tão inspiradoras para nossa batalha diária? Quase nada. O texto é lindissimamente profundo.

    Beijos Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Gosteiii amigooo incentivo a todos pelo esporte #Forçaehonra ♪

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por dividir... Adoreeeei!
    "Siga os bons e aprenda com eles" (Provérbio Chinês)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, parabéns me tocou mesmo e vai me ajudar nas batalhas, não dentro de um tatame ou algo parecida mas na batalha da vida.

    Abraços do seu fã Daniel.

    #ForçaeHonra
    abx Dourado

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!!
    Adoro ler seus posts, sempre passando algo de positivo!Li esta frase em um site e lembrei de ti, ai vai ......
    ...MTOS COMEÇAM MAIS SÓ OS GUERREIROS DE VERDADE VÃO ATÉ O FIM!
    Sua fã de carteirinha, @lorarj
    bjuxxxx

    ResponderExcluir
  7. Nossa Marcelo seu texto é tão lindo e mostra o qto vc gosta de ser um lutador.. um guerreiro!Não importa a vitória ou a derrota,o importante é competir e evoluir sempre ! bjos dessa amiga q te adora !!

    ResponderExcluir
  8. Muito bonito o que você escreveu.A boca fala do que o coração está cheio,você demonstra que seu coração está cheio de amor e esperança.Deus continue abençoando você e sua família.Lourdes

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto e boa sorte!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. grande guerreiro, heroi de guerra!

    que meus filhos tenham o espirito guerreiro,

    e a arte suave como seu caminho!

    um grande abraço

    Renato Costa

    Osss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...