quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bullying

Então... falaremos hoje de uma assunto muito conhecido e abordado nos dias de hoje, o Bullying!
Mas o que tem o Bullying a ver com o Jiu-Jitsu?
Aguarde... espere e confie!
O que é isso?
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. 
Levante e mão quem nunca sofreu algum tipo de Bullying!!!
Seja por causa do nome, sobrenome, cor, peso, caracteristica física, crença, lugar onde mora, condição social ou etc...
Eu já sofri com isso. Quando pequeno eu era gordinho, fui chamado de Bola 7, pelancudo, gordo fedorento, leitinho, leitoso, porquinho; e muitos colegas de aula tiravam sarro de mim por causa do meu último nome... me chamando de Flor, florzinha, rosinha... que eu era gay por causa do dito nome!
Então, vamos aos fatos!
Sentado com minha familia, na tarde de ontem em um aniversário infantil, olho para a mesa do lado e vejo um rapaz, que regula de idade comigo. Um cara largo, gordo... calculo que seu peso supera o meu em uns 20Kg. Bochechudo, rosto largo, calça caída para desfarçar um pouco a gordura. E sabe quem era o elemento? O mesmo que me chamava de leitão, leitinho e coisas do tipo... O mundo dá voltas.
Poucos dias atrás, futricando no Facebook, encontrei um ex-colega. Talvez o líder da turminha que ria do meu sobrenome e também da minha gordura!
Novamente o mundo deu voltas... não sou, nunca fui e nunca serei precoceituoso!
Mas o rapaz em questão está muito gordo e outra... suponho que sua preferência sexual é a mesma da qual ele julgava ser a minha, tão somente pelo meu sobrenome!
E aí? O mundo da voltas!
Outro fato que não sai da minha cabeça... em uma discussão na sala de aula na 2ª série, um colega chamou um amigo maior, uns 4 anos mais velho. Ele ficou me segurando pelo pescoço das 14:00 até às 15:00. Eu pequeno e mais fraco não sabia o que fazer!
Agora vamos analizar friamente.
Qual criança não ficaria abalada, triste, chorona, envergonhada ou com "baixa auto estima" lá no alto?
Eu fiquei assim, não sabia como reagir, não sabia como defender, guardava aquilo tudo comigo e por consequência sofria!
Será que se fosse hoje em dia algum deles me falaria isso?
Com certeza não... primeiro pelo fato de todos nós estarmos na idade adulta, segundo porque estou mais magro do que eles, terceiro porque meu sobrenome não influenciou em nada na minha opção sexual e em quarto lugar... o mais imporante: Eu sei me defender de agressões físicas e sei como controlar minha raiva!
E quem faz isso? O JIU-JITSU!!!!
Eu nunca iria agredir algum deles por causa das ofensas, apenas me defenderia de alguma agressão saberia como controlar o medo e a raiva!
Será que eles iriam me chingar, falar tanta coisa ou me agredir sabendo que treino Jiu-Jitsu? Sabendo que sei me defender? Sabendo que se eles piscarem eu me livro deles?
Acho que não!
Talvez se na época eu já treinasse Jiu-Jitsu, não teria ficado tão abalado emocionalmente... Saberia que tais palavras só serviam para poucos momentos de alegria na vida dos mesmos.
Hoje em dia, mesmo grande, mais magro e graduado faixa azul não estou livre do Bullying! Recentemente sofri por causa de lesões no joelhos... e o que fazer?
Nada! Apenas usei tais palavras na hora de encarar a fisio e o reforço muscular, no fim das contas só fui beneficiado!
No dia em que você tiver filhos, incentive a criança a ser educada, a respeitar, a ser amigo independente de condição social, tamanho, peso, cor da pele...
O verdadeiro Jiujiteiro sabe respeitar limitações ou diferenças das pessoas. Exemplo disso é a luta duríssima de Rafael Mendes em Gramado no ano passado contra um adversário que tinha uma deficiência em uma das pernas!
Mas graças a Deus encontrei o Jiu-Jitsu e sei como superar tudo isso!
Para os rapazes que me fizeram mal quando pequeno só digo uma coisa... Valeu! Aprendi a ser um cara melhor, não repetir o erro de vocês e quem sabe um dia vocês consigam chegar no meu peso né?
O mundo dá voltas!
Deixo uma dica... nunca tire sarro de limitações, deficiências, nunca falte com respeito ou pratique qualquer tipo de agressão contra um Jiujiteiro... Pode ser perigoso!
Nunca reagi contra quem me fez mal... o tempo reagiu! Emagreci e não mudei minha orietanção sexual... o tempo é um dos maiores Mestres!

Assista o vídeo abaixo, esse piá é um dos meus ídolos! haha


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...