segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grande Mestre Hélio Gracie

Espero que todos que vocês leitores do blog, assim como eu tenham assistado o documentário sobre a vida do Grande Mestre Hélio Gracie, no History Channel!
Confesso que fiquei  uma hora vidrado na televisão... assisti, prestei atenção, aprendi um pouco e na verdade fiquei um pouco emocionado!
Todos os praticantes, lutadores e professores teriam que assistir esse programa, em nenhum momento o Grande Mestre ensina alguma posição ou desvenda algum segredo, mas aprendemos como utilizar o Jiu-Jitsu em nossas vidas, aprendemos mais sobre a ideologia Jiujiteira!
Uma frase do Mestre que me marcou foi:
"Eu ensino para que o aluno fique melhor do que eu!"
Quem não gostaria de ter um professor assim?


O Mestre Hélio Gracie não se achava melhor e nem mais do que ninguém, mas sempre teve certeza que a sua arte marcial era melhor do que as outras!
Sempre respeitou todos, sempre valorizou a familia e as crianças, levou uma vida de Samurai!

E Royce citou uma frase do Mestre, que muitos professores criticam e chamam de medroso quem respeita tal ensinamento do Mestre:
"Entra para não perder, depois você vê como ganha!!!"


E aquela idéia tão famosa de que "Homem não chora???"
Pois é... o grande campeão Royce Gracie com os olhos cheios de lágrima ao lembrar e falar do seu Mestre!
É difícil segurar a emoção!
Assisti e vou assistir quantas vezes for possível!
O carinho com que as pessoas falam do grande Hélio Gracie é impressionante...

Aproveitem... abaixo vou colocar o documentário para que todos tenham acesso!!!!
Vamos aprender com o Mestre e seus alunos... aprender nunca é demais!!!
Se você acha que o seu Jiu-Jitsu é perfeito ou não precisa de ajustes (o que acho impossível), ou você se acha um professor perfeito, assista e evolua como pessoa, porque o Grande Mestre até na hora de morrer estava evoluindo!
Na minha humilde opinião deveria ter sido criada uma outra graduação, que somente o Grande Mestre usasse.

Teria muito mais coisa para falar, mas vou deixar que o documentário fale por si!





Assista e quando treinar respeite o Grande Mestre Hélio Gracie!
Treinando duro, aprendendo, respeitando seus colegas de treino, alunos, sua familia... você estará respeitando o Grande Mestre!!!!

OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...