quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fé e Concentração = Guerreiro

Todo esportista, ou na verdade quase todo esportista carrega consigo um pouco de fé!
Afinal... quem não tem fé?
Até mesmo o cara que não reza, não vai a Igreja ou não pratica nenhum ato religioso, pensa em Deus antes, durante ou depois da luta.
Eu, particularmente me agarro aos meus santinhos... rezo, mentalizo, me concentro... às vezes até me isolo do mundo! Fico rezando, conversando com Oxalá e pensando em tudo que passei no que diz respeito a lesões e todo esforço no treino! Quando digo conversar, eu digo desabafar, pedir uma ajuda... conversar como se Ele estivesse comigo. Falo também com o Seu Exército... todos os santos que conheço e admiro!
Eu tenho fé, muita fé... mas também acredito na concentração!
Acredito que termos fé, nos dá um plus na hora de uma luta... Fé não é somente em Deus, mas fé em si... fé no seu professor, fé na sua arte, fé em seu treinamento...
Daniel Sarafian x Reneé Forte
Quer um exemplo?
Basta voltar para o último domingo...
Vamos usar o TUF Brasil como exemplo.
Enquanto o Time Wanderlei cantava música do BOPE em momento de descontração, o Time Vitor estava no vestiário concentrado, passando palavras de apoio e rezando... E isso é algo que com certeza ajudou o lutador!
Passou aquela confiança... onde ele se concentrou e ao mesmo tempo que pedia proteção mantinha o foco na luta, trazendo confiança!
E o reflexo foi a luta... Basta observar os detalhes!
O lutador do Time Wanderlei entrou na luta meio desfocado, meio fora da luta. Já Daniel Serafian treinando por Vitor Belfort manteve-se focado o tempo inteiro, tanto que dominou a luta e ganhou com tranquilidade!
E isso não é apenas no MMA, serve para Jiu-Jitsu, Karatê, Boxe e assim vai...
No caso do TUF temos que observar as diferenças entre os times e os treinadores.
"Deus é Fiel"
Wanderlei é um cara mais alegre, que confia no seu treinamento e tem Fé em Deus... prova disse é uma tatuagem que ele tem. Mas seu método de trabalho é mais descontraído... Já Vitor Belfort é diferente, é mais focado, transformou sua vida quando decidiu servir a Deus. Não tem vergonha de falar sobre sua Fé e nem de demonstra-la durante seus treinos e lutas. E acaba passando isso para o seu time. Coincidência ou não, seu time está ganhando.
Não quero expor aqui preferência por um ou por outro... são 2 grandes lutadores, só estou citando suas diferenças.
Outro exemplo é na entrada do lutador no MMA. Foi comprovado cientificamente que música ajuda e muito!
Tem lutador que gosta de entrar pulando e cantando com rock, outros com hinos religiosos e também existem aqueles que entram com músicas divertidas, cantando e dançando. A música ajuda muito na concentração.
Ter fé em si mesmo é importante, acreditar no que treinou e no que vem aprendendo diariamente.
Todo mundo tem a sua fé... mesmo que não demonstre.
Não é mostrar para todo mundo, gritar aos 4 cantos do mundo! Ter fé é uma coisa normal, que cada um faz do seu jeito!
Concentração é importante... principalmente antes da luta!
Posso citar milhões de exemplos aqui, mas se você assiste lutas vai saber que Fé e Concentração ajudam e muito!

Tenha fé em você, tenha fé na sua arte marcial, no seu treino, no seu professor e em Deus.
Concentre-se, mantenha-se focado!
Essa combinação nunca vai te atrapalhar!

Assista abaixo um vídeo sobre a Fé de Vitor Belfort:



OSS

Um comentário:

  1. Adorei o post, e é verdade nas minhas primeiras competições não me saia bem, depois passei a me concentrar mais antes da luta, confiar no treino e no professor é muito importante quando eu entrava pensando que a luta seria difícil já entrava temerosa quando passei a pensar "Isso eu faço na academia, tenho que fazer o que aprendo lá arroz e feijão como diz meu professor" as coisas mudam de figura, a preparação mental é tão importante quanto a física!
    (Só uma coisa o Sr. poderia colocar o link do vídeo por favor)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...