sexta-feira, 13 de março de 2015

Amizade!

Uma das coisas que o Jiu-Jitsu me ensinou, foi a verdadeira amizade.
Afinal, você vai estar treinando com um cara, querendo aplicar um golpe traumático ou estrangulamento, você vai fazer o colega sentir dor, medo e cansaço... Mas quando acaba o treino vocês são amigos!
O rola vai ser duro, pesado, intenso, mas tudo isso porque vocês são amigos.
Seu amigo vai lutar um campeonato, você vai estar ajudando ele o aquecimento, mesmo ele estando suado, com cheiro forte de gelol e de kimono sujo... Mesmo assim você vai estar com ele.
Graças a Deus, o Jiu-Jitsu me deu muitos amigos, com o Jiu ganhei muito!
Por onde passei fiz amizades. Dentro do mundo da luta carrego comigo apenas uma inimizade.
Tenho amigos que já são faixa preta, são considerados mestres, como também fiz amigos que são branca, azul, roxa, marrom... Amigos que lutam e dão aula na Califórnia, Abu Dhabi, Dubai, Estrela, Lajeado, Bento Gonçalves, Inglaterra, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Porto Alegre, São Leopoldo, Gramado, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Alvorada, Nova Prata... Sem contar a academia que pertenço em Estrela.
Fiz amizades virtuais graças ao Blog, gente que nem conheço mandando email perguntando sobre kimono, academias, regras e tudo mais.
Só que fora do mundo da luta tenho poucos amigos, mas os que tenho são verdadeiros.
Colegas da faculdade de Direito que viraram amigos, colegas de ensino do tempo de escola e parceiros de futebol em São Leopoldo e Barra do Ribeiro, cidades que morei por mais tempo.
Amigos que mantenho no Facebook, que mantenho na lembrança e de vez em quando até sonho...
Só que tem um caso em especial... Um cara cheio de dificuldades na vida, perdeu o pai quando era muito pequeno, que veio de outro estado... Conheci ele no Colégio São José de São Leopoldo.
Na época eu estava na 7ª série e ele na 4ª ou 4ª. Desde então viramos amigos.
Ficamos uma ano sem nos encontrarmos, devido ao Coloradismo nos reencontramos... Fomos em muitos jogos juntos, passamos dias e noite conversando, andando pela rua falando porcaria de adolescente e coisas do tipo.
Certa vez na minha casa, o guri tomou um porre porque a namorada tinha terminado com ele. Mas era um porre mesmo!
Para piorar a situação, tivemos que escoltar um outro amigo para outro bairro... Chamei um quarto amigo para ajudar na missão, no meio do caminho o bebum apaixonado ele chorava e gritava o nome da namorada e eu carregando o gambá gritão. Na hora de dormir tive que colocar um balde do lado do colchão dele, caso viesse a acontecer algum descuido...
O problema é que eu vacilei... Na hora em que ele precisou ter minha confiança, ele não teve. Não fui amigo e nem homem para ficar ao lado dele. Acabei ficando quieto e aceitando um fato, desconfiei muito e depois com o passar do tempo fiquei sabendo que ele estava com a razão. E isso foi foda!
Troquei de cidade, voltei para a minha cidade natal... Vim embora sem falar com ele. O fato ocorrido foi no ano de 2004... Lá se vão 11 anos que perdi contato com um dos melhores amigos que tive em toda minha vida. Sabe por que? Porque eu não fui amigo e nem homem suficiente para apoiar ele. E ainda não sou... Desde então não puxei assunto e nem tentei mais aproximação, por vergonha de tudo que aconteceu!
Adicionei o guri no Facebook e vi que ele passou por muita coisa, que eu poderia estar ajudando de certa forma e não o fiz.
Não faça como eu fiz... Respeite os amigos no tatame e fora dele!
Amigo de verdade, é quase um irmão, quase parente... Amigos nós escolhemos e não ganhamos!
Talvez por tudo de ruim que aconteceu eu tento ser um amigo melhor... Já dei kimono, já emprestei kimono, já ajudei a pagar inscrição para campeonato, já dei carona, já dei dicas por celular, já paguei seminário, já fiz muita coisa para muita gente, tentando sem um amigo melhor, sem querer nada em troca... E quase ninguém fez o mesmo por mim!
Infelizmente a vida mostrou que poucos sabem ser amigos... Na hora em que mais precisei apenas dois ou três foram meus amigos de verdade. Isso me faz pensar quem realmente é meu amigo.
Amigo!
Eu sei que uma hora eu e esse meu amigo vamos conversar, vamos nos acertar e botar a conversa em dia, tomara que eu não esteja perdendo muito tempo, estou passando por um período que gostaria que ele compartilhasse comigo, gostaria de saber como ele venceu uma guerra particular... O nome dele eu não vou dizer, só vou publicar uma foto com uma dica sobre a identidade do magrão feio que parece o Pink do desenho Pink e Cérebro.
Mas assim pessoal... Seja amigo, na ruim e na boa! Dentro e fora do tatame... Vai chegar uma hora que você vai precisar de um amigo!
O Jiu-Jitsu é um esporte individual, mas sem seus colegas de treino e amigos, você não consegue treinar!
Respeite todos... Um colega um dia pode virar um grande amigo!

Só tenho a agradecer a todos os meus verdadeiros amigos, amigos de verdade... São poucos, mas eu sei quem são!

E você Cérebro, se ler esse texto nem precisa falar nada... Apenas desculpe minha ausência e obrigado por ser meu amigo! E me desculpe! Seguidos falamos em ti lá em casa. Se ainda não te procurei é por vergonha do frouxo que fui. Você não sabe como foi difícil escrever esse texto.

Galera... O Jiu-Jitsu vai te dar muita coisa, as mais importantes são conhecimento e amizade!
O conhecimento ninguém tira, a amizade você perde... Então, nunca perca uma amizade verdadeira!

OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...