Há quem diga que treinar Jiu-Jitsu sem kimono refina o jogo do praticante.
Há também aqueles que dizem que a luta sem kimono é grosseria.
Então, seja lá qual for a opinião, o fato é que as competições sem kimono estão presentes no dia a dia do competidor, ainda mais no nosso estado do Rio Grande do Sul.
Devemos ter noção que o Jiu-Jitsu com ou sem kimono está evoluindo, está sendo tratado como esporte profissional, basta ver os campeonatos gaúchos de Jiu-Jitsu organizados pela Pro Sports dos pretas Fernando Paradeda e Lucas Sachs, com muito orgulho digo que por inúmeras vezes trabalhei na organização das competições, onde o atleta é respeitado, desde a organização inicial até à premiação.
O competidor precisa evoluir também, já passou o tempo que poderia se lutar de bermuda com bolso, sem camisa ou coisas assim. Atualmente é preciso respeitas as regras... Não somente os competidores precisam estar atentos, mas também seus professores que devem procurar uma atualização, porque ficar gritando e xingando o pessoal da organização não adianta nada, é mais seguro e mais rápido pedir para seu aluno colaborar.
Nas competições da Pro Sports o faixa preta Alex Silva, cobra as regras rigorosamente.
Então pessoal, fiquem atentos e colaborem com a organização.
Darei algumas dicas e logo abaixo seguem as regras das competições:
DICAS:
- Usar uniforme limpo sem odor
- Cortar as unhas, unha de sertanejo não luta
- Não usar correntes no pescoço, punho ou tornozelo
- Não dizer que seu professor é amigo do Alex
REGRAS:
Exigência de uniformes para Jiu Jitsu sem Kimono
Homens:
Bermuda majoritariamente de cor preta com até 50% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).
É permitido aos homens a utilização de short ou calça de tecido elástico (colado ao corpo), desde que o atleta as utilize por baixo da bermuda regulamentar.
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta ou branca, e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.
Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.
Mulheres:
Short, calça de tecido elástico (colado ao corpo) ou bermuda majoritariamente de cor preta com até 50% na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda a linha da cintura da bermuda, de cor preta ou branca, e com pelo menos 10% na cor refereida sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubnte à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.
Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.
OSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário