domingo, 11 de março de 2012

Jiu-Jitsu+Família+Apoio = Sucesso!

Todo mundo sabe o quanto é difícil sair de um estrangulamento bem encaixado, de um arm-lock justíssimo... ou repor a guarda contra um passador pesado ou mais forte. Mas todo mundo também sabe que resistir a isso tudo se torna mais fácil com uma motivação a mais, e essa motivação a mais chama-se FAMÍLIA, que somada ao apoio da mesma, pode fazer uma luta tomar um rumo diferente do esperado.
O que você entende por família?
Pai, mãe, irmãos, primos, tios, sobrinhos e colegas de academia!
Em certos casos passamos mais tempo, conversamos mais e entendemos mais nosssos parceiros de treino do que nossos próprios familiares.
A família pode nos garantir um gás a mais, uma força extra na hora de não bater, uma velocidade a mais na hora de passar a guarda e etc...
Repare na família Gracie.
Nos primórdios do UFC, o pessoal entrava para a luta em forma de trem... lá viamos Mestre Hélio, Rickson, Royler, Rilion, Rolker, Relson e até mesmo Carlson.
Em um documentário da TV Japonesa vemos um pedaço da preparação de Rickson para o Pride. Achamos nas filmagens Royler, Rockson, Kron e Kim (esposa de Rickson) passando o maior apoio para que Rickson obtivesse êxito.
No Jiu-Jitsu atual não é diferente... Temos os exemplos de Gabrielle Garcia que sempre teve apoio familiar ao lutar a seletiva do Abu Dhabi Pro em Gramado.
Esse ano mesmo quem esteve presente na seletiva assistiu alguns casos, e os que mais nos marcaram foram o caso de Ana Carolina e Monique. Conhece a dupla?
Ana Carolina, com apenas 2 meses de faixa azul veio do Rio de Janeiro para Gramado em busca da vaga para o mundial professional, trazendo consigo seus pais e irmão.
Monique, já experiente em competições, que sempre tem em seu "corner" seu noivo.
Sabe quem é o irmão da Carolina e o noivo de Monique?
Pois é... Rodolfo Vieira e Mário Reis respectivamente!
O apoio da família é muito importante em tudo o que fizemos, seja faculdade, trabalho, relacionamento amoroso, amizade, treinos e tantas outras coisas. Não nos faz bem não ter aquele suporte, ter a devida atenção em uma coisa que tanto valorizamos e amamos.
Você acha que a família Gracie seria tão vencedora se não tivesse todo esse apoio familiar?
Talvez não!
Chegar em casa cansado, cheio de dor, triste por não ter treinado bem ou por ter batido por alguém menos graduado e não ter ninguém para desabafar ou para perguntar se a dor está forte ou se precisamos de algo.
É horrível contar uma vitória ou derrota para alguém que nem da bola.
Pior ainda é na semana de uma super competição a família não dar a mínima para o nervosismo do competidor!
Se você treina, compete, perde, ganha... e tem alguém que se importa, pergunta sobre suas dores, quando é o próximo campeonato, se a sua atividade te faz feliz, considere-se abençoado!
O apoio não se trata apenas de estar gritando na hora da luta ou estar no treino... mas sim de torcer, se importar, mandar aquela energia positiva... na semana antes da competição tentar acalmar você, te passar coisas boas, respeitar sua tensão...
Nós que treinamos e gostamos de competir sabemos que o apoio é importante... seja de quem for!
Caso você não receba apoio da sua família de casa, valorize o apoio da sua família do tatame... essa sim nunca vai te abandonar... Todos passam a fazer parte da sua família. Onde ocorrem desentendimentos, piadas, risadas, viagens, amizades verdadeiras, companheirismo... Dessa família sempre vai ter a cobrança no treino, sempre vai ter a preocupação conosco... sempre vai ter aquelas palavras de apoio antes da luta!!!
Treine, lute... vá com tudo!
Se você não tiver apoio em casa, super valorize o apoio da família do tatame, da namorada, dos colegas de trabalho, colegas da faculdade, amigos e etc...
Mostre com seu esforço e seu amor ao Jiu-Jitsu que você merece todo apoio do mundo!!!
Não cobre o apoio... o apoio que vem sem a gente cobrar sempre será verdadeiro, nunca esqueça disso!!
OSS

Apoio Total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...